terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Descoberto fotógrafo que fez a foto mais marcante de Obama

Jim Young, da Reuters, fez o retrato que serviu de base para a ilustração que se tornou onipresente nos Estados Unidos durante a campanha presidencial. Ele pode ficar tão célebre quanto o autor da foto de Che Guevara

Jim Young, da Reuters, foi autor do retrato que serviu de base para a arte que virou ícone da campanha de Barack Obama à presidência americana.
Depois de uma pesquisa que demorou meses, James Danziger, editor de fotografia da revista Vanity Fair, descobriu quem é o autor do retrato de Barack Obama que serviu de base para a ilustração de Shepard Fairey. A arte, que tomou as ruas das cidades americanas durante a campanha presidencial americana, em 2008, ficará marcada como um dos principais ícones do primeiro presidente negro dos Estados Unidos.
Em seu blog, Danziger divulgou que Jim Young, da Reuters, é o fotógrafo que fez a imagem célebre. O editor afirma que demorou tanto tempo para descobrir a informação porque Fairey não sabia a fonte a foto – disse que encontrou a imagem em uma busca no Google – o crédito estava errado nos registros.
Antes de chegar ao verdadeiro autor, Danziger chegou a pensar que Jonathan Daniel, da Getty Images, era o fotógrafo responsável pelo retrato, mas ele negou. De volta à estaca zero, o editor entrou em contato com a Time.com, que assumiu o erro na hora de creditar a imagem.
Finalmente revelado, Young, que, em suas palavras, já tirou "milhares" de fotos de Obama, afirmou que não tinha se dado conta de que a imagem era de sua autoria. O retrato foi tirado em 2007 durante uma sessão no Senado.
Por sua foto, Jim Young pode ser alçado a um ícone da fotografia, como o cubano Alberto Korda, autor do retrato de Che Guevara que virou estampa de camisetas e de todos os objetos ligados ou não ao comunismo e à Revolução Cubana.
O cubano Alberto Korda tornou-se célebre por seu retrato do líder revolucionário cubano Che Guevara. Young pode integrar, agora, a mesma categoria de fotógrafos

Nenhum comentário:

Postar um comentário