quarta-feira, 29 de abril de 2009

Suspeita de gripe suína em Aracaju

Dois irmãos estrangeiros estão internados no Nestor Piva com suspeita de gripe suína.

Um casal de irmãos estrangeiros estão internados no Hospital Municipal Nestor Piva, em Aracaju, com suspeita de gripe suína. Por recomendação do Ministério da Saúde, a equipe médica da unidade fez o isolamento emergencial dos pacientes. “Eles estão apresentando bastantes sintomas da doença, como os respiratórios, mas a gripe suína ainda não foi confirmada. Espero que não seja, mas ainda não posso confirmar”, disse o secretário municipal de saúde, Marcos Ramos.
A coleta de sangue para os exames que podem confirmar, ou não, a doença é feita na própria unidade onde o paciente é atendido. “Mas, todos os casos serão enviados para três institutos em São Paulo. Esses pacientes já se submeteram aos exames e estão sendo enviados hoje”, informou o secretário.
Segundo ele, a gripe suína só tem um antiviral efetivo que ainda está sendo adquirido pela rede municipal de Saúde. “O Brasil ainda vai adquirir o antiviral e aqui ainda não tem. Mas vamos adquirir um quantitativo suficiente”, garantiu ele, ao ressaltar que o medicamento só é aplicado em caso de confirmação da doença.
Casos específicos da gripe suína já foram confirmados em outros países, mas o foco da doença está no México, onde já foram registrados mais de cem óbitos. Os sintomas são parecidos com os da gripe, somados a dores no corpo, fraqueza e febre alta. “Só houve registro de óbito no México. Nos demais países onde houve confirmação da doença, não registraram casos de óbito”, destacou.
Fora isso, Marcos Ramos deixa claro que a situação em Aracaju é de alerta, mas a população não precisa criar pânico. “Não temos muito fluxo com esses países que já apresentam o problema e estamos tomando os cuidados necessários”, garantiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário