terça-feira, 26 de maio de 2009

Supercomputador mais rápido da Europa equivale a 50 mil PCs



Pesquisadores apresentaram nesta terça-feira (26), na Alemanha, aquele que já é considerado o computador mais rápido da Europa. Com capacidade de 1 petaflop (1 trilhão de cálculos por segundo), a máquina chamada Jugene tem 73 mil processadores de quatro núcleos, o equivalente a 292 mil unidades de processamento.
Por conta do alto poder de processamento, o Jugene poderá aparecer em terceiro lugar no ranking dos computadores mais poderosos do mundo -- o Roadrunner e Jaguar, respectivamente na primeira e segunda posição, estão localizados nos Estados Unidos.
“A nova máquina, instalada em Julich, será capaz de realizar um trilhão de operações aritméticas por segundo. Para isso, o Jugene faz uso da tecnologia mais eficaz, no consumo de energia, atualmente disponível”, afirmou Thomas Lippert, diretor do centro de supercomputação de Julich.
Ao jornal alemão “Deutsche Welle”, ele afirmou que a máquina combina o desempenho de 50 mil computadores domésticos combinados. O Jugene será utilizado para uma variedade de operações, como pesquisas de células de combustível para carros elétricos, previsão do tempo e a origem do universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário