sexta-feira, 5 de junho de 2009

10 coisas simples que devíamos dizer mais vezes

Quantas palavras você fala durante um dia ? Não, não estou a falar de mensagens de texto, ou e-mails, estou a falar de palavras que realmente saem de sua boca.

O valor médio é 16.000 palavras. Mesmo assim, muito do que dizemos pode ser sem sentido, simples conversas , ou mesmo conversas zangadas . Aqui estão dez coisas que poderíamos todos dizer mais vezes. Durante a leitura, eu aposto que você vai achar que a lista é muito simplista. No entanto, o impacto positivo que terá em seu humor e em seu dia é bastante dramático. Quer ver ? Tente!

“Olá”
Quantas vezes você senta silenciosamente ao lado de alguém em um metrô, ónibus ou em uma sala de espera ? Basta dizer um simples “Olá” ou “Oi” para a pessoa ao seu lado, e oferecendo-lhe um sorriso, você pode com isso levantar o humor. E você pode até ter uma conversa agradável para passar o tempo enquanto você está a espera.

“Obrigado”
É difícil dizer “obrigado” com demasiada frequência. Mesmo quando você sente que alguém desempenha um serviço para ajudar o seu trabalho, agradecer-lhe fará você se sentir bem. Que tal dizer “obrigado” a seus empregados ou subordinados, quando realizarem uma tarefa para você, “obrigado” para a menina na saída do supermercado quando ela embala as compras para você, “obrigado” para o garçon que traz as suas refeições … Estas duas pequenas palavras de gratidão pode significar muito.

“Por favor”

Uma palavra que, muitas vezes é associado com “obrigado”, talvez porque fomos ensinados a dizê-la quando crianças . Usando esta palavra num pedido torna as pessoas mais felizes por cumpri-lo. Quando pedimos á parceira (o) para passar o sal no jantar, use o “por favor”. Pedir gentilmente só faz bem e dá exemplo de educação e respeito.

“Aqui, tome meu lugar.”

A maioria de nós tem a sorte de poder facilmente ficar em autocarros sem correr o risco de cair. Se você vir alguém idosos, grávidas lutando de alguma forma (talvez uma mãe com uma criança pequena), ofereça-lhe seu lugar. Se você estiver preocupado em ofendê-los, diga um “Estou sair logo” ou algo ligeiramente jocoso como “eu preciso fazer alongamentos com minhas pernas.”

“Esta é por minha conta.”
Saíu para tomar umas bebidas com um amigo ou conhecido ? Em vez de insistir sobre a divisão da fatura ofereça para pagar a conta. É bom sentir-se generoso, e também sentir que você está recebendo um presente - seu amigo (a) pode retribuir da próxima vez.

Uma nota de advertência : se você está em melhor condição financeiramente do que seu parceiro de drink, seja sensível a este respeito.

“Deixe-me ajudar com isso.”
Se você vir alguém lutando, ofereça ajuda. Pode acontecer da sua ajuda ser rejeitada , mas a maioria das pessoas vai ser grata - fazer o dia de alguém mais fácil, irá colocar uma pitada de alegria no seu dia . Por exemplo , ajude pessoas :

  • A Lutar com uma cadeira de rodas
  • A carregar bagagens pesadas num metrô, ônibus,etc.
  • A carreagar uma bandeja em um café
  • Pessoas com dificuldades de leitura
  • Mantenha seu olho atento a tantas outras situações em que você pode ser útil!

“Não creio que tenha conhecido. Eu sou [seu nome]. “
Se você conhecer alguém novo, não apenas resmungue sobre as condições meteorológicas , diga “oi”, diga-lhe o seu nome, e peça o dele. É embaraçoso falar com alguém durante dez minutos antes de ter de dizer “Desculpe, eu não entendi seu nome,” esteja confiante e aberto quando conhecer novas pessoas.

” Eu sou realmente apaixonada é por…”
Então, muitas vezes, conversas giram em torno de assuntos de pouca importância para o falante e ouvinte. Se você acha que a maior parte do que você diz é só conversa fiada, tente ir mais fundo. Obviamente, isso não significa contar todas a sua vida e “alugar ” a pessoa ao seu lado no ónibus com toda a sua história -, mas quando você está começando a conhecer alguém, partilhe alguns dos seus hobbies e interesses, ou informe-o sobre os planos de vida. Você nunca sabe, você pode ter encontrado um parente de “espírito”.

Tenha um ótimo dia!”
Embora frases como “tenha um bom dia” que é normalmente mais usado pelo pessoal de televendas, deveriam ser comumente usadas por nós . É simpático desejar um bom dia, boa noite ou um bom final de semana quando você parte. Fale com verdadeiro entusiasmo, e você quase certamente terá um sorriso e um “obrigado, você também!”, em resposta - uma óptima maneira de terminar uma conversa em bom tom.

“Eu gosto de você.”
Por último, as três mais importantes palavras, “eu gosto de você.” Você diz estas palavras para as pessoas que você gosta ? Não basta pensar sobre isso - sobre o modo como ama os seus filhos, seus pais, sua avó , seus amigos . É fácil presumir que as pessoas “saibam” mas, por vezes, ouvir essas palavras pode realmente fazer o dia de de alguém mais feliz.

Boa noite para quem é de boa noite , Bom dia para quem é de bom dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário