quarta-feira, 10 de junho de 2009

TRABALHO INFANTIL. VAMOS ACABAR COM ESSE MAL


No dia 12 de junho comemora-se o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. No o lema é Toda Criança e adolescente tem o direito de estudar. Nós temos o dever de trabalhar por isso.

No Brasil ainda existem milhões de crianças e adolescentes que trabalham e que são privadas de direitos básicos como educação, saúde, lazer e liberdades individuais. Muitas, ainda, estão expostas às piores formas de trabalho infantil, sendo envolvidas em atividades que prejudicam de forma irreversível, seus desenvolvimentos físico, psicológico e emocional plenos.

A OIT, desde 2002, com o intuito de mobilizar a sociedade e os estados para esse grave problema, incentiva a comemoração do Dia 12 de Junho, como o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

No Brasil, contando com o fundamental apoio do Estado Brasileiro e da grande mobilização da Sociedade Civil, liderada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), o dia se tornou uma data Nacional, por força da Lei nº 11.542, de 12 de novembro de 2007, que institui o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.

Ao longo dos últimos anos, a data tem ganhado importância e o reconhecimento da sociedade Brasileira. Constitui-se, portanto, como um momento de sensibilização, mobilização e potencialização dos esforços empreendidos no combate e prevenção do trabalho infantil no Brasil.

Nesse contexto, há no Brasil e no mundo, o entendimento internacional comum de que a Educação é o para o fim do trabalho infantil. O acesso a uma educação integral e de qualidade é a resposta direta e adequada para encerrar esse ciclo perverso que afeta milhões de crianças e adolescentes brasileiros.

A campanha desse ano, sob a égide da Educação como direito fundamental, adotou o tema: Com Educação nossas crianças aprendem a escrever um novo , sem trabalho infantil. Em todo o país, milhares de pessoas e instituições se unem no intuito de fortalecer a central de combate ao trabalho infantil pela promoção da Educação.

Propõem-se, mais uma vez, que entes Governamentais, Organizações de Trabalhadores e de Empregadores e Sociedade Civil assumam o compromisso de combater o trabalho infantil, no marco do dia 12 de junho de 2009.

Enquanto a maioria da população pensa no dia dos namorados, que é comemorada no mesmo dia, esta data é muito pouco divulgada e por isso estou reproduzindo o texto acima que está publicado no site do OIT, Organização Internacional do Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário