quinta-feira, 2 de julho de 2009

Eleições de 2010 já têm data marcada


O Tribunal Superior Eleitoral definiu nesta quarta-feira, 1°, o calendário para as eleições do próximo ano. De acordo com a proposta apresentada pelo ministro Arnaldo Versiani, ficou definido que o pleito acontecerá no dia 3 de outubro e caso ocorra segundo turno a data será 31 do mesmo mês.

Para quem desejar ser candidato no pleito de 2010 tem até 3 de outubro deste ano para estar domiciliado na circunscrição na qual pretendem concorrer. As convenções partidárias devem acontecer entre 10 e 30 de junho e a apresentação de candidatura tem que ser efetuada até o dia 5 de julho de 2010.

Já no dia 17 de agosto começará a propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio e para divulgação paga em jornal impresso o prazo de publicação é 1° de outubro. Já debates e propaganda em páginas institucionais na internet poderão ocorrer até 30 de setembro.

Os eleitores também precisam ficar atentos ao calendário. Quem ainda não possui título de eleitor tem até 5 de maio do próximo ano para requerer a inscrição eleitoral. Esse também é o último dia para solicitar transferência de domicílio e para o eleitor com necessidades especiais pedir sua transferência para seção especial eleitoral. Quem perder o título pode requer a segunda via do documento até 23 de setembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário