terça-feira, 18 de agosto de 2009

Agosto é o mês do cachorro louco, você sabe o porquê?

Parece que em Agosto o assunto, ou tema sobre cães aumenta consideravelmente. Não sabemos explicar muito bem, mas quase todo mundo sabe “quase que naturalmente” que Agosto é o mês do cachorro louco. O que faz com que este mês seja diferenciado?
A explicação vem mais uma vez da mãe natureza. É nesta época do ano que devido à condições climáticas, acontece um aumento na ocorrência de cio nas cadelas. O aumento da luminosidade afeta positivamente, digamos assim, e “ativa” sexualmente as fêmeas dos mamíferos. Bom, a partir daí fica mais fácil entender…
Mais fêmeas no cio significa maior número de pretendentes prontos pra disputar o coração de sua escolhida. No caso dos cães, esta disputa chega realmente ao contato físico e não raramente as mordidas acontecem entre os machos. Com esse cenário de “guerra” entre vários cães, a contaminação e disseminação da raiva (entre outras infecções…) aumenta consideravelmente. Pronto. Agosto ficou então com este título de ser o mês do Cachorro Louco.
Nunca é demais lembrar, vacinar é a única maneira de garantir que nossos amigos estarão protegidos contra o vírus da raiva. Seja nas campanhas da Prefeitura, seja com o veterinário de sua confiança… Vacine seu mascote anualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário