terça-feira, 25 de agosto de 2009

AUTORIDADES VISITAM RESERVAS DA REGIÃO

Clique na foto para ampliar

Na última sexta-feira, dia 21/08, autoridades locais, o prefeito Toinho de Dorinha, o superintendente do IBAMA (Manoel Rezende), o superintendente do INCRA (Jorge Tadeu) e o secretário de estado do meio ambiente e recursos hídricos além da presença de estudantes do São José, Tabuleirinho e Poço Verde fizeram uma visita a nascente do Rio Real e a barragem do Povoado São José. Na ocasião estiveram visitando uma plantação de 3.000 mudas nativas (craibêira, ipê) feita há alguns dias nas proximidades da barragem com o objetivo de reflorestar a nascente do rio para compensar o desmatamento nas imediações da barragem.

Por: Danilo Ribeiro

_______________________________________________________________________

Por: cnnpv.blogspot.com

QUEIMANDO IDEIAS PARA REFLORESTAR

Representantes dos governos municipal, estadual e federal realizaram uma grande mobilização em prol do meio ambiente nesta sexta-feira, 21. A prefeitura municipal convidou o secretário de estado do Meio ambiente e Recursos hídricos, Márcio Macedo (SEMARH), representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Paulo Chagas e Manuel Resende do Instituto Nacional Colonização Reforma a Agrária, (INCRA) para um debate de como e o que fazer para criar um parque ou uma reserva ecológica no município. A comitiva visitou a nascente do Rio Real, a barragem Padre Melo (pov. São José), e a reserva ecológica no assentamento Santa Maria das Lages - única reserva nativa do município, que corresponde a uma área equivalente a 70 hectares. A ideia do município é que além de plantar 3 mil mudas no em torno da barragem (ação executada), reflorestará a nascente do rio e criará uma unidade de conservação municipal em parceria com a SEMARH e o INCRA, oferecendo ao IBAMA federal em compensação ao desmatamento causado pela construção da barragem do povoado São José, atendendo as normas das esferas federais, podendo ser o primeiro parque municipal no estado, já que no estado há apenas parques estaduais e parques federais.

Em visita ao assentamento Santa Maria, as autoridades falaram sobre a visita ao município, a importância da reserva ecológica e definiram atribuições dos órgãos, criando um cronograma de ações, sobre quem fará o quê e quando será executado. Vereadores, Secretários municipais, técnicos ambientais da secretaria de estado do meio ambiente e estudantes fizeram parte da comitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário