quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Vestibular da UFS pode ser adiado

O reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Josué Modesto dos Passos Subrinho, vai submeter ao Conselho de Ensino e da Pesquisa (Conep) da UFS a decisão de adiar ou não as provas do Vestibular 2010, que tem data prevista para começar no dia 06 de dezembro, data que coincide com a aplicação da segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio 2009 (Enem). A nova data do Enem foi anunciada ontem pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.
Ontem, o coordenador geral do Vestibular da UFS, Manuel Leite, considerou impraticável a realização do Enem e do vestibular no mesmo dia, porque é preciso receber as escolas onde serão executadas as provas com antecedência. “É uma decisão difícil e não é fácil mudar a data de um vestibular”, advertiu o coordenador.
Na segunda-feira, Josué Passos participou de uma reunião com o ministro da Educação, da qual participaram reitores de todo o país, em Brasília. No encontro, o ministro Haddad e os reitores colocaram a data “a disposição” para que as provas do Enem fossem remarcadas.
As provas do Enem serão realizadas nos dias cinco e seis de dezembro, no período da tarde. O vestibular da UFS será realizado entre os dias seis de nove de dezembro, no período da manhã.
A UFS aderiu parcialmente ao Enem, oferecendo as vagas remanescentes, que só se configuram após o período de matrícula normal dos alunos.
Mesmo que a UFS faça a opção de não utilizar os resultados do Enem, o professor Manoel Leite admite que há um problema prático em relação aos locais onde serão executadas as provas. A UFS utiliza praticamente todas as escolas disponíveis, inclusive da rede privada, para a realização do vestibular, que este ano tem mais de 50 mil inscritos, quase o mesmo número de inscritos no Enem.
Além de servir para garantir a vaga em algumas universidades, o Enem é obrigatório para os alunos do ensino médio.

Outros vestibulares - No dia 06 de dezembro (domingo), uma das datas previstas para o novo Enem 2009, está marcada a prova de 1ª Série do Processo Seletivo Seriado 2010 da Universidade Federal de Sergipe (UFS), além de provas dos vestibulares da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e das Fatecs (Faculdades de Tecnologia) de São Paulo, por exemplo.


Fonte: Jornal do Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário