segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

SAÚDE

Exercícios aeróbicos turbinam a inteligência Compreensão verbal e pensamento lógico estão entre as áreas mais beneficiadas

Estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, relaciona a prática de exercícios físicos aeróbicos à inteligência. Publicado na edição de dezembro da revista Proceedings of the National Academy of Sciences, os pesquisadores sugerem que o nível de inteligência é comparável ao de condicionamento físico. Cerca de 1 milhão de jovens do sexo masculino, entre 15 e 18 anos, participaram do estudo. Os voluntários tiveram o condicionamento físico avaliado por teste ergométrico. Além disso, a capacidade de processar informações também foi analisada. Os pesquisadores levaram em conta o nível educacional dos pais e as relações com os irmãos dos participantes, variáveis que poderiam influenciar nos resultados. Segundo os pesquisadores, jovens que praticavam exercícios aeróbicos apresentaram maior capacidade de processar informações e cruzá-las, dando respostas a um determinado estímulo. As áreas em que tiveram mais sucesso foram compreensão verbal e pensamento lógico.

Câncer de mama é ligado à vida sedentária
Mulheres que têm a doença fazem menos de três horas de exercício por semana, diz estudo

Um novo estudo realizado pela Fundação de Câncer de Mama, de Hong Kong, sugere que a doença pode estar diretamente ligada com uma vida sedentária. De acordo com a pesquisa, o câncer de mama ataca com mais facilidade as mulheres que não praticam atividades físicas com regularidade. O estudo contou com a participação de mais de 1.000 pacientes, que já haviam terminado o tratamento para combater o câncer. O resultado apontou que 74% das participantes afirmaram não fazer mais de três horas de exercícios físicos por semana. De acordo com os cientistas, o estilo de vida é o maior responsável pelo aparecimento do câncer de mama, e inclusive, conta mais do que os genes e a genética. No entanto, a pesquisa mostrou que fumar ou ter uma dieta rica em proteínas não são atitudes relevantes para o aparecimento da doença. Eles recomendam que a mulheres adultas pratiquem, no mínimo, 30 minutos de atividade física diariamente, cinco vezes por semana.

Fonte: Yahoo Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário