quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

6 de janeiro dia de Reis

Tradição pede que decoração natalina seja retirada no dia 6 de janeiro

Muitas famílias irão seguir a tradição do Dia de Reis e desmontar a decoração natalina nesta quarta-feira, 6. A data representa o fim do ciclo natalino e a abertura para o início de um novo ciclo. As festividades natalinas não foram
originadas pela Igreja Católica e sim adaptadas de uma exaltação pagã ao Deus Sol. O Natal teve as suas origens em um culto pagão. A Igreja só fez substituir o Deus Sol pelo menino Jesus.

História dos Reis dos Magos
O Dia de Reis retrata a visita dos três reis magos à gruta de Belém, onde nasceu Jesus Cristo. Segundo alguns estudiosos os homens não eram reis e sim pessoas normais que estudavam o céu e as estrelas. A historia nos conte que ao avistar uma estrela brilhante no céu, eles (os reis) descobriram que uma pessoa muito importante iria nascer. Ao encontrar Jesus na gruta, as três pessoas resolveram não contar ao rei Hérodes que a criança havia nascido, já que o rei queria matá-la. Desde então, os Reis ficaram conhecidos por disseminar a religião católica pelo mundo, numa época em que os adeptos do cristianismo sofriam perseguição. Os enfeites que decoram milhares de casas no Natal fazem referência a esse episódio. A árvore de Natal representa a manjedoura onde Cristo nasceu, os presentes que as pessoas trocam umas com as outras simbolizam os presentes que Jesus recebeu dos Reis e as luzes, como os piscas-piscas, representam da grandiosidade do menino Jesus.

Fonte: Adaptado do Infonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário