segunda-feira, 2 de agosto de 2010

EU, SOU SERGIPANO, COM MUITO ORGULHO, COM MUITO AMOR...


A Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão (SE) recebeu neste domingo (1º) o título de Patrimônio Mundial pela Unesco. Fundada em janeiro de 1590, São Cristóvão é uma das mais antigas cidades do Brasil e foi a primeira capital sergipana. A praça de São Francisco é a única expressão no Brasil do traçado urbanístico de origem espanhola.

A praça de São Francisco, na pequena cidade de São Cristóvão (SE), é o mais novo bem do patrimônio mundial. A 23 km de Aracaju, a praça é a única expressão no Brasil do traçado urbanístico de origem espanhola.

O novo bem do patrimônio cultural também representa um momento específico da história brasileira. Foi construído no período conhecido como União Ibérica, quando Portugal e Espanha estiveram unidos sob uma mesma coroa, entre os anos de 1580 e 1640.

A inclusão da praça de São Francisco foi confirmada neste domingo, último dia da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, que neste ano ocorreu em Brasília.

Com a praça sergipana, o Brasil chega ao patamar de 18 bens na lista do patrimônio mundial. A penúltima conquista havia sido em 2001, quando o centro histórico de Goiás (GO) obteve esse status.

A praça de São Cristovão já havia sido indicada como bem cultural há três anos, mas em 2008 o órgão consultivo da Unesco (braço da ONU para educação e cultura) pediu informações mais precisas sobre o valor histórico da praça.

Além do Brasil, outros nove países também conseguiram incluir novos locais na lista de patrimônio. São eles: Arábia Saudita, Austrália, Índia, Irã, Ilhas Marshall, Coreia, Sri Lanka, Estados Unidos e Tanzânia.

Fonte: Bol

Nenhum comentário:

Postar um comentário