quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Polêmica: Itamaraty concede Passaporte Diplomático aos filhos de Lula


O Itamaraty concedeu passaporte diplomático a dois filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a dois dias do fim do mandato. Segundo entendimento do órgão, dependentes de autoridades podem receber o documento até os 21 anos (24, no caso de estudantes, ou em qualquer idade se forem portadores de deficiência).
Mas, os dois filhos de Lula, não poderiam se enquadrar nessa regra. Luís Cláudio Lula da Silva, 25, e Marcos Cláudio Lula da Silva, 39, e nem possuem nenhuma necessidade especial. Ou seja, o beneficio não deveria ter sido concedido a eles.
Questionado, o Itamaraty, disse que ambos já tinham o passaporte especial e tratava-se de uma renovação.  De acordo coma decisão os filhos do ex-presidente foram agraciados com os passaportes por se tratar de “caráter excepcional" e "em função de interesse do país", mas o órgão não apresenta justificativa para a concessão.
A validade do passaporte diplomático concedido aos dois filhos de Lula é de quatro anos, a contar da data de emissão. Assim, durante todo o governo de Dilma Rousseff, Luís Cláudio e Marcos Cláudio terão acesso à fila de entrada separada e com tratamento menos rígido nos países com os quais o Brasil tem relação diplomática.

Fonte: Cinform

Nenhum comentário:

Postar um comentário